10 coisas que somam anos à sua vida!

Lendo o jornal de domingo encontrei uma matéria interessante: o que é capaz de prolongar e abreviar nossos anos de acordo com os especialistas.

Coisas que nos fazem viver mais e melhor:

1) Cuidar de animais.
De acordo com o Centro Nacional de Doenças Infecciosas, em Atlanta (EUA), cuidar de animais ajuda a manter a pressão arterial, níveis de colesterol e de triglicerídios dentro do normal, além de eliminar o sentimento de solidão e o estresse.

(Ainda bem que tenho meus bichinhos, ponto pra mim!)


2) Comer corretamente.
Um estudo do Instituto Americano do Câncer mostrou que pessoas que comem mais fibras apresentam 22% menos chances de morrer de doenças cardíacas, problemas infecciosos e respiratórios.Em estudos publicados na revista SCIENCE em 2010, descobriu-se que uma dieta com restrições calóricas pode retardar o envelhecimento. Frutas, verduras, sementes oleaginosas e castanhas são ricas em antioxidantes.

(Eu ainda preciso melhorar neste ponto... já marquei nutricionista!)


3) Beber água.
Além dos benefícios estéticos, hidratar-se auxilia no ajuste da temperatura corporal e na formação de enzimas responsáveis pelas reações químicas do organismo. Com mais água circulando, o volume de sangue aumenta, fazendo com que vitaminas e minerais cheguem mais rapidamente aos órgãos, impedindo também a retenção de líquidos, além de reduzir o perigo de infecções.

(Novamente preciso melhorar neste ponto... não consigo me habituar.)


4) Ter amigos.
Segundo um estudo feito em 2010 na Universidade Brigham Young e no Departamento de Epidemiologia da Universidade da Carolina do Norte (EUA), não ter amigos pode ser tão danoso quanto fumar ou consumir álcool em excesso. Socializar pode garantir até 50% mais chances de sobrevivência. Ter amigos supera fatores de risco conhecidos como principais causas de problemas de saúde, como obesidade e sedentarismo. Ter com quem conversar e trocar experiências garante recompensas mentais significativas, como bom humor e qualidade de vida.

(Ponto pra todas nós blogueiras que interagimos e fazemos novas amizades!)


5) Sorrir.
Sorriso têm poder de baixar a pressão arterial, reduzir estresses hormonais, aumentar o relaxamento muscular e acelerar o sistema imunológico, graças às endorfinas produzidas, que atuam como antidepressivos naturais. Mas não basta sorrir por sorrir, tem que ser um sorriso sincero pois os benefícios vêm com as emoções que esse ato provoca na pessoa.

(Tenho que dar mais risadas, sorrir é muito gostoso...)


6) Exercícios regulares.
Além de emagrecer e enrijecer os músculos, exercitar-se regularmente é bom para a saúde mental, reduz probabilidades de ter doenças cardíacas e mantém a pressão arterial em ordem. Associado com uma dieta balanceada pode render até 12 anos a mais!

(Preciso me matricular na academia urgente!!)


7) Boa higiene bucal.
Se não escovar os dentes ao menos duas vezes por dia, corre 70% mais risco de ter problemas cardíacos. É o que diz um estudo da Universidade College London que descobriu que inflamações bucais podem resultar no entupimento das artérias.

(Neste ponto estou tranquila.)


8) Meditar.
Meditação é uma técnica que permite a uma pessoa voluntariamente mudar a sua frequência cerebral. Tem muito a ver com prestar atenção aos estímulos que vêm de dentro de nós, abrir a mente para novas experiências e frear as preocupações diárias.

( Eu amo ficar quieta e colocar minhas ideias em ordem. Meditar pra mim é falar com o Senhor em oração e esperar Ele responder no meu coração.)


9) Ser otimista.
Ter visão otimista pode fortalecer o sistema imunológico.

(Eu preciso melhorar neste ponto também, mas já melhorei muito.)


10) Relaxar.
Relaxar profundamente aciona genes que protegem o organismo contra infertilidade, pressão alta, dores e algumas doenças degenerativas.
(Ouvir música me ajuda a relaxar...)


Pra quem ficou curioso sobre as 10 coisas que tiram anos de vida, vou apenas citar:
1) Cigarro (não fumo)
2) Bebida (não bebo)
3) Infância traumática (a morte de meu pai me abalou profundamente)
4) Muito tempo sentado (eu quase não sento)
5) Diabetes sem controle (não tenho, graças a Deus)
6) Estar acima do peso (no comments)
7) Assistir muito à TV (assisto pouco)
8) Poluição (aqui não tem)
9) Consumo excessivo de carne vermelha (não exagero)
10) Não dormir por tempo suficiente. (acho que vou dar uma cochilada essa tarde...)


Beijos e até a próxima!


Comentários

  1. Oi, Patrícia !

    Te vi lá no Mosaico da Rê. Gostei muito do post. Já estou ficando por aqui...

    Venha tomar um chá comigo quando puder !

    Beijo, beijo, ótimo domingo pra você.

    Fabi Teixeira
    vidaamorerisadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! vim pelo mosaico e amei suas dicas eu preciso seguir principalmente beber água mas estou tentando ,já to te seguindo passa lá no meu para fazer uma visitinha bjsss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas